Trocar hotéis por um bom Airbnb tem se tornado uma escolha cada vez mais popular entre os viajantes. Com a promessa de hospedagens personalizadas e mais econômicas, muita gente vem aderindo a essa alternativa. No entanto, se alguns cuidados básicos não forem tomados, essa escolha pode facilmente se tornar uma grande dor de cabeça.
Pensando em te ajudar a evitar imprevistos e frustrações, preparamos este post com dicas valiosas para você escolher hospedagens realmente confiáveis no Airbnb.
Como funciona o Airbnb?
O Airbnb é uma plataforma online que conecta anfitriões (pessoas que oferecem acomodações) com viajantes que procuram um lugar para ficar, seja por alguns dias, semanas ou até meses. Em vez de se hospedar em um hotel, o viajante pode alugar casas, apartamentos, quartos e até ilhas privativas.
Assim como a Uber não possui carros próprios, o Airbnb também não é dono das acomodações oferecidas na plataforma. Ele funciona apenas como um intermediador entre os proprietários das acomodações e os viajantes. Por isso, toda manutenção, limpeza e padronização do espaço é de responsabilidade do anunciante, e não — em primeira instância — do Airbnb.
Mas é seguro?
De modo geral, o Airbnb é uma plataforma confiável e segura, utilizada por milhões de pessoas ao redor do mundo. No entanto, como em qualquer tipo de hospedagem online, podem ocorrer casos isolados de fraudes, acomodações que não correspondem ao anúncio e, em algumas situações, até crimes. Por isso, é fundamental adotar alguns cuidados para garantir uma experiência tranquila e sem surpresas desagradáveis.
Vale destacar que a plataforma conta com um sistema de verificação de usuários, dá maior visibilidade às hospedagens mais bem avaliadas e oferece um suporte ao cliente disponível 24 horas por dia, garantindo mais segurança e assistência durante toda a sua experiência.
Como se prevenir de surpresas?
- Leia as avaliações com atenção: as avaliações são o termômetro da experiência real de outros hóspedes. Não leia apenas a nota geral — vá fundo nos comentários negativos.
- Prefira anfitriões com selo de Superhost: O selo de Superhost é concedido aos anfitriões com ótimas avaliações, taxa de resposta rápida e poucas reclamações. É um ótimo indicativo de que o anfitrião é confiável, experiente e comprometido com a qualidade da estadia.
- Analise bem as fotos: fotos profissionais são boas, mas o ideal é ver imagens reais e detalhadas do espaço. Fique atento a falta de fotos de cômodos importantes (especialmente banheiros), desconfie de fotos escuras e editadas e se atente a ambientes que parecem diferentes entre uma foto e outra.
- Use o Google Maps: não adianta uma bela acomodação em uma localização ruim, principalmente quando se trata de uma cidade que você não conhece. Use o Street View para ver a fachada do local e a vizinhança.
- Converse com o Anfitrião antes da reserva: a plataforma facilita muito, todo o processo de contratação pode ser feito sem contato direto entre anfitriões e viajantes, mas, sempre é bom conversar com o anfitrião antes de fazer o pagamento. Tire as dúvidas e observe a clareza e o tempo de suas respostas.
- Nunca negocie fora do Airbnb: toda segurança oferecida pelo Airbnv é perdida caso a negociação seja finalizada fora da plataforma. Além de ser contra os termos de uso, elimina sua proteção legal e acesso ao suporte.
Preparado para escolher seu próximo Airbnb? Avante para o próximo destino, viajante!



