Está planejando sua primeira viagem internacional, mas todas as burocracias relacionadas à visto e passaporte te assustam? Fique tranquilo! Existem vários países que possuem acordos turísticos com o Brasil e permitem a entrada apenas com um RH válido e em bom estado. Trouxemos todos os detalhes para você aproveitar sem complicações.
Sem passaporte, quais documentos são necessários?
No geral, esses benefícios são frutos de acordos bilaterais vinculados a parcerias econômicas e culturais, que têm como objetivo facilitar o turismo entre os países. É importante lembrar que esses acordos não eliminam a necessidade de documentos pessoais, mas simplificam o processo. Para a maioria dos casos, apenas um RG válido é suficiente para a viagem, em casos específicos, faz-se necessário a carteirinha de vacinação atualizada.
Para que o RG seja considerado “válido”, ele precisa ter sido emitido ou renovado nos últimos 10 anos — embora alguns países sejam mais rigorosos com esse prazo. O documento deve estar legível, com todas as informações corretas e visíveis. Lembre-se: o RH válido é aquele emitido pela Secretaria de Segurança Pública ou órgão competente do seu estado; cópias não são aceitas para entrada em outros países.
Quais países não exigem passaporte aos turistas brasileiros?
No geral, enquadra-se nesse benefício os países que fazem parte do Mercosul, destacamos os seguintes:
- Chile: quer conhecer a neve? Esse é o melhor destino. O país possui diversas estações de esqui e o inverno é consideravelmente longo, iniciando em junho e terminando em setembro.
- Argentina: é um dos destinos favoritos dos brasileiros, especialmente sua capital. A imersão cultural na cidade do tango proporciona experiências verdadeiramente únicas e inesquecíveis.
- Venezuela: quer conhecer o Caribe sem gastar horrores, eis aqui a melhor opção. Um destino ideal para quem busca águas cristalinas, areia branquinha e paisagens deslumbrantes.
Outros países como Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai também fazem parte do acordo e não exigem passaporte para entrada de turistas brasileiros.
Que tal aproveitar sua primeira viagem internacional? Avante para o próximo destino, viajante!



