Prepara-se para uma verdadeira imersão na cultura japonesa durante o tradicional Festival da Cerejeira, que acontece neste fim de semana em São Paulo. Em meio ao espetáculo das sakuras em flor, o evento celebra o hanami – a contemplação das cerejeiras – com apresentações culturais, gastronomia típica, oficinas e muita arte.
Qual origem do Festival?
O evento é inspirado no Hanami Matsuri, tradicional festival japonês que celebra a contemplação das flores — especialmente das cerejeiras, símbolo do início da primavera e da efemeridade da vida na cultura japonesa.
O Parque do Carmo, na zona leste de São Paulo, abriga cerca de 4.000 cerejeiras que florescem por um breve período entre os meses de julho e agosto. Para celebrar esse espetáculo da natureza, aproveitando também para valorizar a cultura nipo-brasileira, o Festival da Cerejeira é realizado anualmente no parque desde 1970.
Quais as datas e programação?
O festival começa hoje, dia 25 de julho, e seguirá acontecendo durante este e o próximo fim de semana. Organizado pela Federação Sakura e Ipê do Brasil, o evento é totalmente gratuito e possui locomoção facilitada pelo transporte público da cidade.
Entre as atrações, destacam-se atividades culturais, como ginástica oriental, apresentações de taikô e danças folclóricas, além de programações interativas, onde o público poderá participar de danças coletivas. As apresentações se estendem também pelas estações que conectam diferentes pontos da cidade ao Parque do Carmo, local onde o evento acontece.
Outro destaque do festival é a variedade da culinária típica, com pratos tradicionais como yakisoba, takoyaki, tempurá, shimeji e sorvete de gengibre. E se você não é fã da gastronomia japonesa, não se preocupe, o evento também oferece opções populares, como pastéis e espetinhos de carne.
Vamos aproveitar a paisagem rosa? Avante para o próximo destino, viajante!



