Está planejando uma viagem para Europa? É importante ficar atento às recentes paralisações no setor aéreo francês. Uma greve dos controladores de tráfego aéreo na França teve início no dia de hoje (03) e tem previsão de durar dois dias, provocando cancelamentos e atrasos em centenas de voos — especialmente em aeroportos importantes como o Charles de Gaulle, em Paris.
Qual o motivo da greve?
Os controladores protestam contra a falta de funcionários e a defasagem dos equipamentos usados para controlar o tráfego aéreo. Os sindicatos do setor aéreo francês criticam a gestão da aviação civil do país, afirmando que a agência responsável (DGAC) não tem investido na modernização tecnológica necessária, o que acaba sobrecarregando os profissionais.
Impactos aos viajantes
A greve ocorre no início da alta temporada europeia, período em que milhões de viajantes estão em deslocamento. Até o momento, mais de 350 voos foram cancelados, impactando mais de 50 mil passageiros e provocando uma redução significativa em todo o tráfego aéreo. A Air France, a companhia aérea mais tradicional da França, ajustou sua programação, preservando os voos internacionais de longa distância enquanto cancelava rotas domésticas e regionais menores.
As recomendações para quem já tem viagem marcada para europa são: acompanhe o status do seu voo com atenção, verifique a possibilidade de alterar as datas e consulte um advogado para ter completa ciência dos seus direitos em caso de cancelamento. Avante para o próximo destino, viajante!



