O camping tornou-se uma prática comum entre os aventureiros, e, por isso, é possível encontrar ao redor do mundo áreas bem estruturadas, pensadas especialmente para receber campistas com conforto e segurança. No entanto, há quem prefira o “camping raiz”, ou como chamamos comumente, o “camping selvagem”, realizado em locais públicos e não estruturados, onde a conexão com a natureza é mais intensa e os desafios, maiores.
Embora o camping selvagem possa ser uma experiência incrível e cheia de liberdade, acampar em locais sem estrutura e com riscos naturais exige alguns cuidados. Afinal, o que deveria ser uma grande aventura pode facilmente se transformar em uma dor de cabeça. Pensando nisso, preparamos este post com tudo o que você, ecoturista iniciante, precisa saber para encarar o camping selvagem com segurança.
Por que optar pelo Camping Selvagem?
Por si só, o Camping Selvagem é uma experiência única. O momento de escolha e preparação do terreno, montagem do acampamento e exploração do entorno pode ser divertidíssimo, principalmente quando feito entre amigos.
Se o objetivo é encontrar um lugar de tranquilidade e estreitar seu contato com a natureza, essa é a escolha correta. Espaços variados podem ser utilizados pelos acampantes, entre eles, praias, florestas e montanhas, poucas são as limitações.
E por fim, mas não menos importante, o Camping Selvagem é sempre mais econômico. Diante da alta demanda, algumas áreas de camping cobram absurdos pela diária, em alguns casos, preços que se comparam a estadias em hotéis. O Camping Selvagem é sempre de graça, independente da quantidade de dias que irá permanecer acampado.
Cuidados Necessários
Uma das grandes vantagens do Camping Selvagem é o contato com a vida silvestre, porém, observe-a com respeito e à distância. Evite períodos de acasalamento e inverno, onde comumente os animais estão mais agressivos e sensíveis. Não alimente-os nem aprisione-os.
Atente-se ainda às leis de preservação do local, algumas áreas tem o Camping proibido, outras o Camping é limitado e em outros casos a proibição é apenas para o uso de fogueiras. Evite problemas legais, normalmente o descumprimento destas leis são crimes inafiançáveis.
Por falar em fogueiras, em alguns casos elas são indispensáveis, aquecem os acampantes, afastam animais selvagens e ajudam no cozimento de alimentos. Porém, é necessário cuidado redobrado para evitar incêndios. Limpe bem o local em que a fogueira irá ficar, evite grandes quantidades de lenha e carvão e espere todo combustível ser queimado. Nunca se esqueça de espalhar as cinzas frias e sempre dê preferência aos fogareiros e lanternas.
Equipamentos Necessários
O básico para montar seu acampamento é uma barraca e um saco de dormir, porém, é sempre recomendado que o acampante tenha em sua mochila um colchão e um isolante térmico.
Uma boa quantidade de água potável também é item básico, jamais beba água de origem desconhecida ou de fontes não potáveis. A comida, tão quanto, se faz necessária, dê preferência a alimentos de cozimento rápido e a frutas diversificadas. Leve também saco de lixo, é necessário coletar os resíduos provenientes do acampamento e deixar o local da mesma forma que foi encontrado.
Um kit de primeiros socorros é essencial para lidar com situações de emergência como: cortes, queimaduras e arranhões. Além do canivete, que é uma ferramenta versátil, útil em diversas situações. Alguns objetos secundários também facilitam a vida do acampante, por exemplo, um kit de mesa com cadeiras, repelente, GPS e isqueiros.
Preparado para curtir a natureza em uma experiência única? Avante para o próximo destino, viajante!