Depois de sete anos fechado ao público devido ao incêndio que destruiu parte significativa de seu acervo e estrutura em 2018, o Museu Nacional, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, volta a receber visitantes a partir de hoje (02). A reabertura ainda é parcial, porém, importantíssima para a instituição de ciência mais antiga do Brasil.
Após o incêndio o local passou por uma reconstrução complexa, envolvendo engenharia especializada, restauração artística e técnicas avançadas de preservação. Com orçamento total estimado em R$ 517 milhões, a reconstrução completa tem previsão de término até o fim de 2027. A obra é fruto de uma parceria entre a UFRJ, a UNESCO e o Instituto Cultura Vale, com apoio de empresas públicas e privadas, por meio do projeto Museu Nacional Vive.
Na reabertura, o público poderá visitar uma exposição temporária com itens recuperados e restaurados — entre eles, o famoso meteorito Bendegó, que resistiu ao incêndio, e o esqueleto de um cachalote de impressionantes 15,7 metros, exposto sob a nova claraboia central.
Que tal aproveitar uma imersão na cultura e história brasileira? Avante para o próximo destino, viajante!



