Qual a Origem das Águas Quentes de Caldas Novas?

No coração do Brasil, em meio ao nosso Cerrado, encontramos um verdadeiro paraíso de águas termais: Caldas Novas. Esse paraíso natural é mundialmente conhecido por abrigar a maior estância hidrotermal do planeta, onde a água brota quente do solo, sem a necessidade de aquecedores.

Mas a grande pergunta é: qual a origem dessa água? Como ela é aquecida? Como explicar esse fenômeno tão singular? É exatamente sobre isso que falaremos hoje em nosso blog.

Um Breve Resumo Histórico

A descoberta de Caldas Novas é cercada por uma mistura de história e lenda. Sabe-se que a cidade foi descoberta no final do século XVIII, por bandeirantes paulistas, durante o ciclo de exploração do ouro em Goiás. As águas quentes que brotavam do chão surpreenderam os primeiros colonizadores e deu origem à fama da região como um lugar de “águas milagrosas”.

Sem muito respaldo histórico, conta-se que um grupo de bandeirantes estava acompado na região. Um dos cães da tropa havia se ferido na mata e essa ferida não cicatrizava. Porém, dias depois, encontraram o animal nadando em uma nascente de água morna, para surpresa do grupo, sem nenhuma ferida. Alguns grupos religiosos ainda repassam com fé essa história.

É Verdade que tem um Vulcão na Cidade?

Desenvolve-se na região a crença de que a cidade teria sido construída ao redor de um antigo vulcão. Essa teoria ganhou força principalmente por causa da forma da Serra de Caldas Novas, cuja aparência realmente lembra um vulcão extinto. A partir disso, muitos passaram a acreditar que esse seria o motivo pelo qual as águas da região são naturalmente quentes.

Porém, ao analisarmos sob uma perspectiva geológica, fica evidente que não existe — e nunca existiu — um vulcão na região. Primeiro, porque o terreno onde Caldas Novas está localizada é extremamente antigo e geologicamente estável, o que não favorece a ocorrência de vulcanismo. Segundo, porque não há qualquer vestígio de rochas vulcânicas ou estruturas típicas de atividade vulcânica.

Então, Como a Água Fica Quente?

A água quente nasce de um processo natural que começa com a infiltração da água da chuva no solo. Essa água penetra profundamente, chegando a mais de mil metros de profundidade, onde encontra temperaturas elevadas devido ao calor natural do interior da Terra. A região favorece esse processo por conta de suas rochas que possuem muitas fissuras.

Depois de aquecida, a água retorna à superfície por essas fissuras e poros nas rochas, emergindo em fontes e rios com temperaturas entre 34°C e 58°C. Além do calor, essa água é rica em minerais dissolvidos durante sua jornada subterrânea, o que confere às águas termais propriedades terapêuticas.

Que tal aproveitar uma água quentinha? Avante para o próximo destino, viajante!

Victor Hugo

Writer & Blogger

Related Posts:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

“Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.”

Salmos 19:1