Trilhas em Floripa: Além das Praias da Ilha

Florianópolis, para os mais íntimos “Floripa”, ou simplesmente “Ilha da Magia”, é um dos destinos mais amados do Brasil. A capital catarinense se destaca por suas paisagens exuberantes, que misturam o azul do mar com o verde da natureza. Possuindo 54 km de comprimento, a ilha tem como característica principal seu relevo heterogêneo, com planícies, montanhas, colinas e vales, um prato cheio para os ecoturistas, trilheiros e aventureiros de plantão.

A cidade possui mais de trinta trilhas, três grandes lagoas, cachoeiras escondidas, dunas naturais, lindos mirantes, construções históricas que remontam aos primeiros séculos do nosso país e uma cultura única. Diante de tanta riqueza, preparamos uma lista com as melhores trilhas da ilha, todas recompensadas com belíssimas paisagens.

Trilha da Praia da Lagoinha do Leste

Começamos com uma trilha de dificuldade moderada que tem como destino a famosa Pedra da Coroa, talvez, o lugar que irá te proporcionar a vista mais bonita de toda ilha. A caminhada pode ser feita de duas formas, a primeira opção é pelo caminho mais curto, partindo da Praia do Pântano do Sul, por esse lado serão uma hora e meia de percurso por mata fechada, seguindo caminhos bem íngremes. A outra opção é partir da Praia do Matadeiro, caminho que exige uma caminhada de duas horas e meia, em um percurso que, embora menos  íngreme, é quase todo exposto ao sol. Algumas empresas locais oferecem serviço de guia para essa trilha com valores médios de R$ 90,00.

Trilha da Cachoeira da Solidão

Imagina uma cachoeira com uma piscina natural de águas cristalinas, no meio da Mata Atlântica e longe dos pontos turísticos que estão sempre lotados, esse é o ponto final da Trilha da Cachoeira da Solidão. Tendo apenas 400 metros de extensão, trata-se de uma trilha de dificuldade leve. Sempre partindo da Praia da Solidão, a recomendação é sair na parte da manhã e retornar apenas no fim do dia. 

Trilha da Boa Vista

Que tal uma aventura repleta de mirantes espetaculares onde (como se as vistas de tirar o fôlego não fossem o bastante) é oferecido ao trilheiro uma linda praia para se refrescar depois da longa caminhada? A Trilha da Boa Vista tem seu início na Barra da Lagoa, em média são duas horas de percurso e a dificuldade é moderada. Após passar por lindíssimos mirantes a trilha tem seu fim na Praia da Galheta, ao leste da ilha.

Trilha Ecológica do Rio Vermelho

Aos amantes da natureza essa é a trilha certa. Com uma caminhada de aproximadamente uma hora esse trecho só pode ser percorrido com o acompanhamento de um Monitor Ambiental da ONG R3 Animal, que além de ser seu guia de apoio durante a trilha também exercerá o papel de Condutor Ambiental, contando detalhes e ensinando sobre a vegetação e os animais do local. Durante todo o caminho o trilheiro terá contato com animais silvestres que foram resgatados pela ONG e agora vivem na área protegida pela mesma.

Trilha do Morro do Forte

Agora, para os amantes da História do Brasil, a Trilha da Cruz, ou, como ficou conhecida, a Trilha do Morro do Forte, é indispensável. Provavelmente a mais fácil da lista, seu percurso é aberto e parcialmente pavimentado, porém, tão incrível quanto as outras. Iniciando na Servidão José Cardoso de Oliveira, o percurso permitirá que você conheça vários pontos históricos da ilha, inclusive a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Por fim, será uma ótima oportunidade para apreciar três praias diferentes: a Praia de Jurerê, a Praia da Daniela e a Praia do Forte.

Prepare a mochila, a garrafa de água e aquele lanchinho. Avante para o próximo destino, viajante!

Victor Hugo

Writer & Blogger

Related Posts:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

“Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.”

Salmos 19:1